As informações deste registro é histórico gerado em 08/05/2025 ás 09:52:50.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui
A minha trajetória como Agente Cultural antecede o meu cargo público. Ser servidora pública é uma das formas com as quais contribuo para o fortalecimento das políticas culturais, mas minha caminhada como agente cultural vem de antes e vai além das fronteiras institucionais. Acredito que a cultura é feita no dia a dia, com a escuta, o diálogo e a construção coletiva
Email: martamartinhasoares@gmail.com
Telefone Público: (31) 99608-4600
Descrição
A minha trajetória como agente cultural antecede a minha atuação como servidora pública, refletindo um compromisso genuíno com a valorização da cultura, da memória e dos saberes comunitários. Isso envolve, ações voltadas à formação cidadã, à mediação cultural e ao fortalecimento das identidades locais, por meio de projetos independentes, articulações de base e ações voluntárias.Atualmente, sou servidora pública, ( 2004 –Professora; 2010 - Diretoria de Turismo e Cultura) o que fortalece ainda mais minha atuação institucional em prol da cultura. No entanto, minha contribuição vai além das atribuições formais do cargo, mantendo-se presente em iniciativas colaborativas, redes culturais, movimentos sociais e projetos comunitários, reafirmando meu papel enquanto agente cultural comprometida com a transformação social.
Isso envolve as tradições, costumes e saberes culturais do município em especial da região da Lapinha. Fui responsável Técnica pelo Projeto Rota das Doceiras, sou Professora e Educadora Municipal, articuladora e Guardiã da capela de Sant'Anna Fazenda de Fidalgo. Sou Agente municipal de cultura e turismo com formação em Turismo Rural com foco em Condução de trilhas e atrativos, Agente de Turismo Rural, Empreendedorismo no meio Rural, Colaboradora do Projeto Origens ,Idealizado pelo professor Walter Neves, colaboradora dos Mapeamentos dos Sítios Históricos do entorno do Parque Estadual do Sumidouro(PESU) por Alenice Baeta. Acompanhamento e mapeamento das cavernas do PESU pelo Guano Espeleo.
Vídeos
-
Marta contextualizando a tradição gastronômica da Lapinha. Programa Circulando - março 2024
-
Marta Promovendo a cultura das quitandas da Lapinha - Record Tv Minas 2024
-
Marta divulgando o turismo e a cultura de Lagoa Santa e Lapinha
-
Participação do projeto de 300 anos da RMBH (2020) - Apresentou a tradição da culinária que atravessa gerações na Lapinha.
-
Projeto Sons no Vale, 2 edição, postado em 22/05/2022, minha contribuição foi falar sobre as manifestações culturais tradicionais de Lagoa Santa : congado, culinária, as primeiras fazendas e o desenvolvimento econômico , a influência dos escravos.