As informações deste registro é histórico gerado em 01/02/2024 ás 13:30:28.
Este agente está como publicado , e pode ser acessado clicando aqui

Rota das Doceiras da Lapinha

A Rota das Doceiras é formada por mulheres da comunidade da Lapinha que se uniu com o objetivo de resgatar a tradição dos doces e quitandas artesanais – Patrimônio Imaterial de Lagoa Santa. A Rota é uma importante fonte de renda para essas mulheres, para a comunidade, também fortalece o turismo de experiência e mantém viva a tradição gastronômica que valoriza os frutos dos quintais.

Descrição

A “Rota das Doceiras de Lapinha” surgiu de uma demanda da própria comunidade e tem como principal objetivo resgatar a tradição da produção de doces e quitandas artesanais . Esse conhecimento foi herdado das cozinhas das primeiras fazendas da região: Fazenda de Fidalgo, Fazenda do Saco e Fazenda Samambaia.
Hoje, além de ser uma importante fonte de renda para as famílias dessas mulheres, o grupo de doceiras da Lapinha movimenta a economia da comunidade e preserva este importante patrimônio imaterial do município de Lagoa Santa. Atualmente estamos presentes com a marca - Rota das Doceiras de Lapinha - em feiras culturais, no Parque Estadual do Sumidouro e recebendo grupos de visitantes/turistas nas residências.

Vídeos